FAMÍLIA VIKING

A revista digital da Volvo e da Associação Viking

MEIO AMBIENTE

SEM DESPERDÍCIO

refeições em família

Alimentação sustentável em casa ajuda no equilíbrio do planeta

Hábitos conscientes em casa, como planejar compras e refeições e armazenar de forma adequada, reduzem resíduos e contribuem para a saúde do planeta

publicado em 19 jan 2024

Você já pensou como a alimentação das famílias é um aspecto importante da sustentabilidade? A maneira como selecionamos, preparamos e consumimos os alimentos impacta o meio ambiente de várias formas.

__________

 

A preferência por produtos in natura e pouco industrializados reduz o consumo de energia, água, embalagens e, com isso, diminui também a emissão de gases de efeito estufa.

__________

 

Um estudo da Universidade de Oxford revela que uma dieta vegetariana emite até 75% menos gases de efeito estufa que uma dieta padrão, que prioriza a proteína animal. O estudo analisou as dietas de 55 mil pessoas no Reino Unido e coletou dados de 38 mil fazendas em 119 países.

Priorizar alimentos in natura tem outros dois grandes benefícios: para a saúde e para o bolso.

 

Alimentos frescos e pouco processados garantem uma dieta mais nutritiva e equilibrada, com benefícios já largamente comprovados pela ciência para a saúde física e mental. São ricos em nutrientes, fibras, vitaminas e minerais, essenciais para o organismo funcionar bem e prevenir doenças crônicas. Também é um tipo de nutrição muito mais barato.

 

O desperdício de alimentos é outro aspecto relevante, que contribui de maneira substancial para a crise ambiental. Dados do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, apontam que o Brasil descarta 30% dos alimentos que produz. São cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano. O lixo orgânico é um grande produtor de gases de efeito estufa.

 

Significa que hábitos conscientes em casa, como planejar compras e refeições, armazenar de forma adequada e fazer compostagem reduzem a produção de resíduos e colaboram para a sustentabilidade do planeta.

 

Outro caminho é preferir produtos locais e sazonais. Além de ajudar a reduzir o desperdício, fortalecem a diversidade alimentar, o respeito à cultura, estimulam o comércio local e a agricultura familiar.

 

Fica a dica: a transição para uma alimentação doméstica sustentável é fundamental para enfrentar os desafios ambientais globais e contribuir para um futuro mais equilibrado para o planeta. Então faça a sua parte.

 

 

M O L D A N D O   O   M U N D O  Cristhiano Lopes valoriza o cultivo de alimentos. Clique na foto e veja ao vídeo

 

__________

 

 

A L I M E N T O   N O   L I X O

 

Brasil é o 10º que mais desperdiça

 

O IBGE aponta que 30% dos alimentos produzidos no país acabam no lixo.  

No consumo, o desperdício de alimentos é por causa de compras excessivas, falta de planejamento de refeições e descuido com a conservação, mostra reportagem do site Mercado e Consumo.

 

Dados e informações que ajudem a conscientizar sobre o ciclo de vida dos alimentos são fundamentais para uma abordagem mais inteligente e sustentável em relação à alimentação doméstica.

 

Planeje as suas refeições e use os ingredientes de maneira integral. Partes comestíveis, como cascas, talos e sementes, permitem o preparo de receitas nutritivas e saborosas.

 

Evite desperdícios na hora de abastecer a despensa da casa. Se você compra só o necessário, não acumula alimentos que podem estragar e gerar lixo orgânico, uma das principais fontes de emissão de gases de efeito estufa.

 

__________

 

 

H O R T A S   E M   C A S A

 

Veja benefícios e saiba como fazer

 

Mais que hobby
Cultivar hortas e mini hortas em casas e apartamentos vai muito além do simples hobby. Promove a nutrição, a saúde mental, reforça a importância da integração da natureza no cotidiano urbano e contribui para a saúde do planeta.

 

Sabor e saúde
Alimentos frescos em casa garantem acesso imediato a produtos no auge de sua maturidade e com nutrientes bem preservados. Também faz muito bem para a saúde mental. O contato com a natureza, mesmo em escala reduzida, impacta o estresse e a ansiedade. Também melhora o humor, estimula a criatividade e a concentração, favorece o aprendizado e a educação ambiental, em especial para as crianças.

 

Incentivo
O cultivo doméstico também tem ganhos significativos para a sustentabilidade ambiental. Minimiza a pegada de carbono associada à produção industrial de alimentos. Também é um incentivo a métodos de cultivo mais sustentáveis, como a compostagem de resíduos orgânicos.

 

Como fazer
Quer fazer uma horta ou mini horta em casa ou apartamento? Escolha um local que receba luz solar direta ou indireta por algumas horas. Use vasos ou recipientes com furos para drenar a água. Prepare uma mistura de terra com fertilizante orgânico. E respeite o lugar que você tem: plante mudas ou sementes de temperos e hortaliças que vão conseguir crescer e florescer no espaço disponível.

 

__________

 

 

A P R O V E I T E   T U D O 

 

O uso integral dos alimentos

 

A ONG Banco de Alimentos é dedicada a reduzir o desperdício de alimentos e a combater a fome. Recolhe e distribui alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio e indústria, mas ainda estão aptos para consumo.

 

O site da organização tem uma categoria só com receitas para aproveitamento integral dos alimentos.

 

São dezenas de opções de dar água na boca. Exemplos? Torta salgada de casca de abóbora e recheio de talos, cocada de entrecasca de melancia, farofa de casca de abacaxi, patê de talos de beterraba, quibe assado de abóbora com casca. Tem doces também: brigadeiro de mandioca e de casca de banana, por exemplo.

 

Clique aqui e acesse o site.

 

75%
é o potencial para reduzir a pegada ecológica de uma dieta vegetariana, segundo estudo da Universidade de Oxford que analisou a dieta de 55 mil pessoas no Reino Unido

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

E/OU

Instalar no iOS

Para instalar esta aplicação no seu iPhone ou iPad:

  • Toque no ícone de compartilhamento na barra de navegação do Safari.
  • Deslize para baixo e toque em “Adicionar à Tela de Início”.
  • Dê um nome para o aplicativo e toque em Adicionar.

Depois disso, você poderá acessar a aplicação PWA diretamente da sua tela inicial.