FAMÍLIA VIKING

A revista digital da Volvo e da Associação Viking

MEIO AMBIENTE

A ERA DOS EXTREMOS

ação e inovação

Aquecimento global é ao mesmo tempo desafio e oportunidade

Vital contra mudanças climáticas, economia verde se expande, promove o desenvolvimento sustentável e acelera descarbonização dos processos de produção

publicado em 28 mai 2024

Desafio urgente, a ciência aponta várias consequências do aquecimento global: temperaturas mais altas, derretimento de geleiras, elevação do nível do mar, da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como muita chuva e muita seca.

__________

 

O exemplo mais evidente e próximo é o Rio Grande do Sul. O estado enfrenta desde o fim de abril “o pior desastre da história”, nas palavras do governador Eduardo Leite. A chuva extrema é o quarto evento similar desde junho do ano passado. E há dois anos o Rio Grande do Sul enfrentou uma seca histórica. “A situação é horrível, mas agora está na boca de todo mundo. A população começa de fato a discutir as mudanças climáticas”, diz no vídeo desta reportagem Alessandro Bertolino, engenheiro ambiental, doutor em gestão urbana e professor da PUCPR.

 

__________

 

Mas as mudanças climáticas são também uma oportunidade para a ação e a inovação. A transição para uma economia de baixo carbono impulsiona a ciência e o desenvolvimento econômico.

Diversas áreas se destacam, alavancadas por pesquisas, inovação e investimentos. Dois exemplos são a geração de energia renovável e a melhoria da eficiência energética.

 
O mundo experimenta um aumento acelerado de fontes de energia renovável. No Brasil, a eólica cresceu na última década mais de sete vezes. Já é a segunda fonte de energia do país.
 
A energia solar saiu de inexistente para cerca de 500 usinas hoje. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Brasil instala 1GW de potência em usinas solares todo mês. Itaipu, a segunda maior hidrelétrica do mundo, tem capacidade instalada de 14GW. Precisou de 16 anos para ficar pronta.
 

Já a corrida por mais eficiência energética revoluciona setores como transporte, construção civil, indústria, agricultura.

 
Na construção civil, cresce o uso de materiais com melhor isolamento térmico, sistemas de climatização inteligente e para otimizar o consumo de energia. A agricultura aposta em técnicas como rotação de culturas e controle biológico de pragas e doenças. A indústria investe em processos e equipamentos mais eficientes.
 
No transporte, um exemplo é a produção de veículos elétricos e híbridos, que cresce de forma constante e acelerada. A Agência Internacional de Energia projeta que mais de um em cada cinco veículos vendidos no mundo este ano será elétrico, ou cerca de 17 milhões de unidades, um novo recorde que supera em 20% as vendas do ano passado.
 
Apenas em energia renovável, a Agência Internacional de Energia Renovável informa que o setor empregava 13,7 milhões de pessoas no mundo em dezembro de 2022. É mais que São Paulo. A maior cidade da América Latina tem 12,3 milhões de habitantes. O Brasil fica com 10% de todas as vagas: 1,3 milhão.
 
Foto enchente Porto Alegre: Giulian Serafim/PMPA
 
 
 
A  E C O N O M I A   V E R D E

Pesquisa derruba o preço das tecnologias

 

___
Um fator importante que impulsiona o crescimento da economia verde é a redução de custos. Pesquisas em expansão garantem tecnologias cada vez mais acessíveis e competitivas. Um cenário favorável, com expectativa de crescimento contínuo nas próximas décadas.

___
Na outra ponta, governos e setor privado investem cada vez mais. A Declaração sobre a Agenda de Inovação é um conjunto de compromissos para acelerar a inovação verde e que reúne países que compõem mais de 70% do PIB global.

___
Os avanços que a agenda quer atingir podem gerar 20 milhões de empregos e adicionar US$ 16 trilhões à economia global até o fim da década. Equivale a mais de sete vezes o PIB do Brasil (US$ 2,13 trilhões em 2023), a 9ª maior economia do mundo.

___
O compromisso com as emissões líquidas zero cresce a um ritmo acelerado. De acordo com o WRI (World Resources Institute), um quinto das maiores empresas do mundo e 68% do PIB global já adotaram essa meta. Em 2019, eram apenas 16%.

 

 

 

 

 

O QUE É

O aumento gradual da temperatura média da Terra. A causa principal é a emissão excessiva de gases pela atividade humana, como queima de combustíveis fósseis e desmatamento. Os gases em excesso elevam o efeito estufa, a retenção do calor na atmosfera da Terra e que garante as condições de vida. O calor acima da média desconfigura todo o equilíbrio do planeta.

 

AS CONSEQUÊNCIAS

A temperatura média global já subiu 1°C em relação à era pré-industrial, com projeções de aumento contínuo se nada for feito. O resultado são eventos climáticos cada vez mais extremos, como ondas de calor, secas, inundações e incêndios florestais. O nível do mar também sobe pelo derretimento das geleiras e calotas polares. Isso ameaça cidades costeiras. A absorção excessiva de CO2 pela água do mar também prejudica a vida marinha. E ainda existe a perda de biodiversidade, com extinção de espécies e desequilíbrios nos ecossistemas.

 

O QUE É PRECISO FAZER

Limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Para isso, governos, empresas e indivíduos precisam trabalhar juntos para reduzir as emissões e investir em soluções inovadoras e sustentáveis.

 

 

 

Os governos precisam definir metas ambiciosas de redução de emissões de gases de efeito estufa e efetivar políticas públicas de eficiência energética e proteção ambiental.

 

Já o setor privado deve promover a sustentabilidade em toda a cadeia de valor. É preciso engajar fornecedores, clientes e parceiros contra o aquecimento global.

 

E nós, habitantes do planeta Terra? Podemos fazer muita coisa. Veja exemplos:

 

___

1

REDUZA O CONSUMO DE ENERGIA Desligue luzes e aparelhos eletrônicos fora de uso. Escolha eletrodomésticos eficientes e vá de transporte público, bicicleta ou carona.

___

2

ADOTE HÁBITOS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS Prefira sempre vegetais: grãos, frutas e verduras. Prefira alimentos locais e sazonais. E reduza o desperdício de alimentos.

___

3

CONSUMA DE FORMA CONSCIENTE Priorize produtos com menor impacto ambiental, evite o consumo excessivo e descarte seu lixo do jeito certo.

___

4

APOIE BOAS INICIATIVAS Valorize empresas e organizações comprometidas com a sustentabilidade. Prefira produtos e serviços de organizações que adotam práticas ecológicas.

 

16

trilhões de dólares é a previsão de incremento da economia global até o fim da década pela Declaração sobre a Agenda de Inovação, compromissos que reúnem países responsáveis por mais de 70% do PIB global

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

E/OU

Instalar no iOS

Para instalar esta aplicação no seu iPhone ou iPad:

  • Toque no ícone de compartilhamento na barra de navegação do Safari.
  • Deslize para baixo e toque em “Adicionar à Tela de Início”.
  • Dê um nome para o aplicativo e toque em Adicionar.

Depois disso, você poderá acessar a aplicação PWA diretamente da sua tela inicial.