A biodiversidade valida a vida na Terra. Sustenta ecossistemas, economias e a saúde humana. E está sob forte ameaça. Entender seu valor e garantir sua proteção são pontos essenciais para assegurar um planeta saudável para as gerações futuras. Sua preservação exige ação global e individual.
__________
A biodiversidade inclui a imensa variedade de vida do planeta. De micro-organismos a plantas e animais. E cada espécie em seu habitat forma uma teia complexa de interações que sustenta a vida.
__________
Entenda a importância da biodiversidade, as ameaças mais significativas e como podemos contribuir para a sua preservação. E descubra a relevância do viveiro de aves e da extensa área verde da Associação Viking para o equilíbrio da natureza.
AV mantém viveiro e área verde
A Associação Viking mantém há 27 anos um viveiro de fauna silvestre para garantir um lugar seguro a animais apreendidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), Polícia Ambiental e também pelo IAT, o Instituto Agro e Terra do Paraná. São aves que, recolhidas em cativeiro, não conseguem mais viver na natureza.
O espaço abriga cerca de 45 aves como papagaios, araras, jacus e periquitos. Mais que um lugar seguro para as aves, a AV quer com o espaço levar lazer ao associado e promover a educação ambiental. A AV modernizou este ano o viveiro. São 150 metros que replicam o máximo possível o ambiente natural das aves.
Além das aves, a Volvo tem uma extensa área de vegetação para preservação ambiental e de variedade de flora. São araucárias, ameaçada de extinção, canelinha sassafrás, imbuia, entre outras. A importância das áreas de proteção ambiental vai além da preservação das árvores. São imprescindíveis para purificar o ar, reduzir os gases do efeito estufa e como refúgio da fauna, que busca esses locais para viver.
“Os associados podem aproveitar esse espaço, o contato com a natureza, e ver as aves do viveiro de perto, conhecendo um pouco mais da biologia das espécies”, diz, no vídeo desta reportagem, Celso Darci Seger, biólogo responsável pelo mantenedor de aves da AV.
Os riscos para os ecossistemas
1 Mudanças climáticas O aquecimento global altera habitats. Por causa disso, espécies migram, se adaptam ou enfrentam a extinção.
2 Degradação do habitat A urbanização e desmatamento destroem habitats naturais. A Amazônia, por exemplo, perde de forma acelerada sua cobertura florestal. Ameaça não só a biodiversidade, mas também a regulação do clima global, pois a vegetação contribui diretamente nas características climáticas da região, principalmente em relação à umidade do ar e à quantidade de chuva. A temperatura é elevada nessa região, portanto, as plantas transpiram através das folhas e formam pequenas gotas de água que evaporam para a atmosfera.
3 Poluição Produtos químicos, plásticos e outros poluentes estão envenenando os ecossistemas. Nos oceanos, a vida marinha absorve os microplásticos, que entram na cadeia alimentar e, com isso, podem afetar a saúde humana.
4 Exploração excessiva A pesca predatória, caça ilegal e exploração de recursos naturais pressionam muitas espécies até o ponto de extinção. A sobrepesca, por exemplo, esgota estoques de peixes em todo o mundo, o que compromete ecossistemas marinhos e a segurança alimentar.
+
C O M O C O N T R I B U I R
O que você pode fazer
1 Apoie a agricultura sustentável Consumir alimentos orgânicos e apoiar práticas agrícolas que respeitam o meio ambiente diminui a pressão sobre a biodiversidade.
2 Reduza, reutilize e recicle Diminuir a quantidade de resíduos e a pegada de carbono ajuda a combater a poluição e as mudanças climáticas.
3 Eduque e se conscientize Informar-se sobre a importância da biodiversidade e compartilhar esse conhecimento incentiva outros a adotarem práticas sustentáveis.
4 Promova iniciativas de conservação Contribuir para organizações que trabalham na proteção da biodiversidade e apoiar políticas públicas que promovam a sustentabilidade são caminhos eficazes de fazer a diferença.
5 Apoie a conservação de áreas naturais Ajude parques nacionais, reservas e outras áreas protegidas para preservar habitats e espécies ameaçadas.
Fontes: WWF, Greanpace e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Para instalar esta aplicação no seu iPhone ou iPad:
Depois disso, você poderá acessar a aplicação PWA diretamente da sua tela inicial.