Uma noite de aprendizado do melhor ponto, tipo de carnes, cortes, temperos, acompanhamentos e equipamentos reuniu 32 alunos na Associação Viking para o workshop sobre a arte do churrasco.
__________
O evento foi mais uma edição do tradicional Cozinha Fácil, que todo mês brinda associados e seus convidados com aulas para aprender as mais variadas iguarias.
__________
Cozinhar distrai, muda o foco, reúne a família, é um ritual relaxante que contribui para a saúde mental e a qualidade de vida. E isso tem tudo a ver com a AV.
Mas, no dia a dia, ir para a cozinha é um conceito muito mais amplo. Envolve criatividade, conhecimento e, principalmente, vontade. Para muitos é necessidade. Para alguns é o ganha-pão.
Para outros é uma arte e um potente estímulo social. Mas, para a grande maioria, é um ato de carinho, de cuidado tanto de quem faz como para quem degusta.
Reunir amigos, familiares ou mesmo experimentar sozinho sabores novos transforma o ato de cozinhar em uma terapia. A sensação de controle e realização, de se sentir útil, pertencente e concentrado libera a mente de outras preocupações.
“É legal para você confraternizar com a família, com os amigos”
| Wagner Erlich, associado da AV
E é exatamente isso que a Associação Viking busca com o Cozinha Fácil. “A AV promove atividades que as pessoas gostam e com foco na saúde mental. Além de ensinar pratos saborosos, o Cozinha Fácil incentiva também a socialização”, diz Letícia Goulart, da equipe da AV, no vídeo desta reportagem.
“A gente conhece outros associados, colegas de trabalho, e isso é importante também para o network na empresa”
| Camila Amorim Zenkner, associada da AV
São em média 10 cursos de culinária por ano. E com opções sempre muito variadas e para todos os paladares: massas, biscoitos, pães e geleias, sushi, churrasco, recheio de ovos de Páscoa. É só ficar atento ao site e às redes sociais da AV para acompanhar a agenda de cursos.
O C H U R R A S C O P E R F E I T O
10 dicas saborosas
1. Escolha da carne
Prefira cortes de boa qualidade e adequados para churrasco, como picanha, maminha, costela e fraldinha. Escolha carnes frescas, com bom marmoreio (gordura entremeada) para garantir sabor e suculência.
2. Temperatura da carne
Retire a carne da geladeira cerca de 30 minutos antes de ir para a grelha. Ajuda a cozinhar de forma uniforme e evita que fique crua por dentro.
3. Temperos simples
Sal grosso é o tempero tradicional e suficiente para destacar o sabor da carne. Se preferir, use alho, pimenta e ervas, mas cuidado para não esconder o sabor natural.
4. Controle da brasa
Deve estar no ponto certo, sem chama alta. Um truque é esperar até que o carvão fique acinzentado.
5. Altura da grelha
Mantenha a cerca de 15 cm das brasas para não queimar a carne. E ajuste a altura de acordo com o tipo de corte: carnes mais finas, mais próximas; cortes maiores, mais afastados.
6. Vire na hora certa
Apenas uma vez, quando começar a “suar” por cima. Ajuda a manter a suculência e criar uma crosta dourada.
7. Não fure
Use pinças em vez de garfos para manipular a carne na grelha. Isso evita perder os sucos internos que garantem a maciez.
8. Deixe descansar
Após retirar da churrasqueira, deixe descansar por 5 a 10 minutos antes de cortar para elevar o sabor.
9. Os acompanhamentos
O equilíbrio entre sabores garante uma experiência completa. Aposte em farofa, vinagrete, pão de alho e vegetais grelhados para complementar.
10. Hora de limpar
Limpe a grelha ainda quente com uma escova de aço para remover resíduos. Evita que sabores ou resíduos de grelhas anteriores atrapalhem o próximo churrasco.
Para instalar esta aplicação no seu iPhone ou iPad:
Depois disso, você poderá acessar a aplicação PWA diretamente da sua tela inicial.