Uma em cada 10 brasileiras tem endometriose, informa o Ministério da Saúde. A OMS, a Organização Mundial de Saúde, estima a mesma incidência no mundo e considera um número alto. É mais frequente entre as mulheres de 25 a 35 anos, no auge da idade produtiva.
__________
Doença complexa, nem sempre de fácil diagnóstico, é uma infecção ou lesão pelo acúmulo em outras partes do corpo das células que recobrem o endométrio, a parte interna do útero, e que em condições normais são eliminadas com a menstruação.
__________
Muitas mulheres que têm endometriose manifestam como único sintoma uma cólica menstrual moderada. Por isso o alerta de especialistas: não normalize a dor e procure um ginecologista ao menos uma vez por ano.
A dor e a fadiga dificultam atividades cotidianas como o trabalho, os estudos e tarefas em casa. Também pode comprometer os relacionamentos por causa de outro sintoma: a dor durante o sexo.
Segundo a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva, o diagnóstico de muitos casos ocorre quando a mulher busca um especialista por causa da dificuldade de engravidar, uma das consequências da endometriose, informa a Agência Brasil. A infertilidade atinge cerca de 40% das mulheres que têm a doença.
Dificuldades com tarefas cotidianas, nos relacionamentos, para engravidar. Uma soma de impactos negativos que pode comprometer a saúde mental. A endometriose está associada também à ansiedade, depressão e baixa autoestima.
“Muitas vezes a mulher demora para procurar um especialista. O apelo é: dor não é normal. Então procure o seu médico. Quanto antes o diagnóstico feito mais fácil o tratamento”, alerta o ginecologista e obstetra Lucas Dall Stella no vídeo desta reportagem.
__________
R A I O X D A E N D O M E T R I O S E
Dos sintomas à prevenção da doença
Os sintomas
. Cólica durante o período menstrual que pode incapacitar as atividades habituais. Por isso nunca subestime a cólica menstrual como se fosse um sintoma natural.
. Dor durante as relações sexuais.
. Dor e sangramento ao urinar e evacuar, especialmente durante a menstruação.
. Fadiga e diarreia.
. Dificuldade de engravidar. A infertilidade atinge cerca de 40% das mulheres com endometriose.
As complicações
Pode afetar qualquer órgão na cavidade abdominal. Quando a doença surge nos ovários, é possível aparecer um cisto que compromete a capacidade de a mulher engravidar. Pode atingir também outros órgãos, como parte do intestino grosso e bexiga.
O diagnóstico
O exame ginecológico clínico é o primeiro passo. Pode necessitar também exames laboratoriais e de imagem. O diagnóstico de certeza exige uma biópsia.
O tratamento
A endometriose é uma doença crônica que regride espontaneamente com a menopausa por causa da queda na produção dos hormônios femininos e o fim da menstruação. Mulheres mais jovens podem usar medicamentos que suspendem a menstruação. Já lesões maiores de endometriose precisam ser removidas muitas vezes por cirurgia. Outra alternativa de tratamento, principalmente para as mulheres que já são mães, é a remoção dos ovários e do útero.
A prevenção
Como a endometriose é de difícil diagnóstico, as consultas regulares ao ginecologista são o caminho mais eficiente de prevenir e de detecção precoce da doença. E procure ter um estilo de vida saudável. Dieta equilibrada associada a atividades físicas são atitudes poderosas na prevenção de todos os tipos de doença.
Fontes: Ministério da Saúde
__________
O P O D E R D O B E M – E S T A R
Dieta, atividade física e qualidade de vida
Acredite: investir na sua saúde é o melhor que você pode fazer para uma vida plena e longa. E nada é mais poderoso do que aliar uma dieta equilibrada com atividade física regular.
Alimentação consciente
É a base para o funcionamento do corpo. Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras assegura o aporte de vitaminas, minerais e fibras essenciais para a saúde. A jornada alimentar consciente vai além da nutrição do corpo. É caminho para mais disposição, energia e vitalidade. Alimentos frescos, naturais e minimamente processados combatem o consumo excessivo de açúcares, gorduras saturadas e sódio, vilões da saúde moderna.
Movimente-se
Mais do que queimar calorias e definir músculos, os exercícios físicos promovem uma série de benefícios para o corpo e a mente. Fortalecem ossos e músculos, melhoram o sistema cardiovascular e, assim, reduzem as chances de doenças cardíacas, como os infartos. Também auxilia na perda e manutenção do peso. O corpo em movimento reforça o sistema imunológico e a sua resistência a todo tipo de doença e infecção. E, claro, faz muito bem para a saúde mental: combate o estresse, a ansiedade e a depressão, melhora o sono de qualidade e a sensação de felicidade.
V E N H A P A R A A A V
E você já sabe: a Associação Viking é um espaço perfeito para a sua qualidade de vida. Venha se sentir bem e cuidar da sua saúde com a gente.
“
Muitas vezes a mulher demora para procurar um especialista. O apelo é: dor não é normal. Procure o seu médico porque quanto antes o diagnóstico feito mais fácil é o tratamento
| Lucas Dall Stella, ginecologista e obstetra
Para instalar esta aplicação no seu iPhone ou iPad:
Depois disso, você poderá acessar a aplicação PWA diretamente da sua tela inicial.