A tecnologia é uma ferramenta poderosa e a era digital oferece infinitas possibilidades. Mas também traz novos desafios, em especial para os mais jovens.
__________
O uso excessivo de celulares por crianças e adolescentes é uma preocupação crescente. Diversos estudos alertam para os seus efeitos negativos no desenvolvimento físico, mental e social.
__________
“O celular e as plataformas digitais são projetados para estimular nosso sistema de recompensa e gratificação. Criam um ciclo vicioso em que, quanto mais exposição, mais estímulo e mais necessidade de seguir conectado”, explica a psicóloga Caroline Domanski Bohatch no vídeo desta reportagem.
No primeiro, estão os riscos para a visão, os distúrbios do sono, o sedentarismo e sua consequência: a obesidade. O celular reduz o movimento e incentiva o consumo frequente de alimentos processados. O tempo excessivo em frente às telas diminui a atividade física, vital para o controle do peso. A luz azul interfere na produção de melatonina, o hormônio do sono, e leva à insônia e falhas de concentração. Também pode causar fadiga ocular, dores de cabeça e até elevar o risco de miopia.
O segundo grupo reúne os impactos mentais e emocionais, como a dificuldade de aprendizagem, a ansiedade e depressão, a baixa autoestima e distúrbios de comportamento. A falta de limites e a frustração podem estimular comportamentos agressivos. A busca incessante por curtidas e validação online gera insegurança, especialmente em adolescentes. Também leva à comparação social e sentimentos de inadequação. A distração pelos celulares prejudica a concentração e o foco e impacta o desempenho escolar.
O terceiro grupo reúne os perigos da rede, uma espécie de “terra sem lei” onde o cyberbullying, os predadores online e conteúdo inapropriado potencializam os riscos. Sem filtro, a internet oferece acesso a conteúdo violento, pornográfico e de ódio. Crianças e adolescentes podem também ser vítimas de exploração sexual e outros crimes online. O cyberbullying tem graves consequências psicológicas, como isolamento social e até mesmo suicídio.
Cabe aos adultos guiar as crianças e adolescentes no uso responsável e seguro do celular. Porque, se bem usado, é uma ferramenta poderosa de conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento intelectual, como você confere a seguir.
__________
N A P A L M A D A M Ã O
O mundo saudável do smartphone
___
1
BIBLIOTECA SEM FRONTEIRAS
O celular oferece acesso instantâneo a um universo de informações e assim democratiza o conhecimento e o aprendizado. Por meio de aplicativos, sites e plataformas online, crianças e adolescentes podem explorar conteúdos educativos em diversas áreas, desde matemática e história até idiomas e artes.
___
2
CONEXÃO GLOBAL
Ao facilitar a comunicação e o contato com pessoas de todo o mundo, promove a interação cultural e a troca de conhecimentos. As redes sociais, plataformas de ensino online e ferramentas de videoconferência permitem aos jovens participar de projetos internacionais, colaborar com colegas de outros países e aprender sobre diferentes culturas. Uma experiência multicultural que desenvolve habilidades importantes, como a empatia, a tolerância e a capacidade de trabalhar em equipe.
___
3
DESENVOLVIMENTO
O celular oferece diversas ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro. Apps de organização, gerenciamento de tempo e produtividade ajudam os jovens a se tornarem mais organizados, eficientes e focados em seus objetivos. Já as ferramentas de pesquisa, tradução e edição de texto facilitam o aprendizado e a realização de tarefas escolares.
___
4
APRENDIZAGEM
Permite personalizar experiências de aprendizado de acordo com necessidades e interesses. Apps educativos com jogos, quizzes e atividades interativas transformam o aprendizado em algo divertido e engajador. É possível escolher o conteúdo que desejam estudar, o ritmo de e as ferramentas que melhor se adaptam ao seu estilo de aprendizado.
___
5
CIDADANIA DIGITAL
O uso equilibrado do celular é oportunidade para ensinar crianças e adolescentes sobre o uso responsável da tecnologia e da internet. Aplicativos e plataformas educativas ensinam sobre segurança online, cyberbullying, ética digital e como navegar na internet de forma segura. Uma tecnologia importante para que os jovens se tornem cidadãos digitais conscientes e críticos.
Fontes: SaferNet Brasil, Centro de Pesquisa sobre o Uso de Internet no Brasil e Google for Education
__________
C O N E X Ã O S A U D Á V E L
Cinco medidas para reduzir os riscos
É fundamental a atenção de pais, educadores e responsáveis aos perigos do uso sem controle de celulares por crianças e adolescentes. Ações conjuntas que estimulem o uso consciente e seguro da tecnologia são primordiais para o desenvolvimento saudável e a segurança dos jovens. Confira cinco medidas que podem ajudar.
___
1
ESTABELEÇA LIMITES
Defina horários específicos para o uso do celular e crie zonas livres de tela, como a mesa de jantar e o quarto.
___
2
ESTIMULE ATIVIDADES ALTERNATIVAS
Incentive a prática de esportes, leitura, brincadeiras ao ar livre e outras atividades que não envolvam telas. E lembre-se: a Associação Viking é um espaço incrível para você e seus filhos praticarem qualidade de vida.
___
3
TENHA UM DIÁLOGO ABERTO
Desenvolva um diálogo franco e sem julgamentos com crianças e adolescentes sobre os perigos da internet e a importância do uso responsável do celular.
___
4
USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR
Utilize ferramentas de controle dos pais e responsáveis para monitorar o tempo de uso e o tipo de conteúdo acessado.
___
5
DÊ O EXEMPLO
Os pais precisam inspirar os filhos. Portanto, devem ser os primeiros a usar o celular de forma responsável e equilibrada.
Fontes: Sociedade Brasileira de Pediatria, SaferNet Brasil e Centro de Pesquisa sobre o Uso de Internet no Brasil
“
O celular e as plataformas digitais são projetados para estimular nosso sistema de recompensa e gratificação. Criam um ciclo vicioso em que, quanto mais exposição, mais estímulo e mais necessidade de seguir conectado
| Caroline Domanski Bohatch, psicóloga
Para instalar esta aplicação no seu iPhone ou iPad:
Depois disso, você poderá acessar a aplicação PWA diretamente da sua tela inicial.