FAMÍLIA VIKING

A revista digital da Volvo e da Associação Viking

MEIO AMBIENTE

O CURSO DA ÁGUA

recurso primário

Escassez de água exige resposta unificada, integrada e urgente

A água sustenta a vida e impulsiona a economia. A sua falta afeta mais de 2 bilhões de pessoas. E demanda cresce com população e mudanças climáticas em alta

publicado em 14 fev 2024

22 de março é o Dia Mundial da Água. A data é um esforço para colocar em pauta um desafio global: a escassez de recursos hídricos e a necessidade de uma resposta unificada, integrada e urgente dos agentes públicos e da sociedade civil de todo o mundo.

__________

 

A falta de água afeta mais de 2 bilhões de pessoas no planeta. E a demanda aumenta por causa do crescimento da população e das mudanças climáticas. 

__________

 

A água sustenta a vida. Sua importância começa no corpo e se estende para praticamente todas as atividades humanas, como a economia, por exemplo.

A agropecuária é um exemplo de setor econômico que depende da água. A produção de alimentos usa cerca de 70% da água doce disponível no planeta.

A irrigação eficiente e a gestão sustentável dos recursos hídricos são cada vez mais presentes no campo e fundamentais para garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento rural.
 
Nos centros urbanos, diversas indústrias dependem da água em seus processos produtivos. E o setor também se empenha para racionalizar e otimizar o consumo. A tecnologia impulsiona o reúso em diferentes etapas da produção. O consumo cai com o monitoramento e recursos inteligentes como a reutilização de água da chuva, estações de tratamento próprias e tecnologias avançadas de tratamento.
 

VALOR VOLVO A fábrica em Curitiba. Empresa reduz o consumo de água e conscientiza funcionários a fazerem o mesmo. Clique na foto e confira o vídeo

 

 

Um alimento

A água é também fonte de geração de energia hidrelétrica, uma energia limpa, renovável e essencial para o desenvolvimento econômico. E o Brasil se destaca. Mais de 70% da produção total de energia no país vem das hidrelétricas.

Na saúde humana, regula praticamente todas as funções do corpo. Ajuda na digestão, no controle da temperatura corporal, transporta nutrientes e oxigênio para as células e elimina resíduos pela urina. Mais de 70% do corpo humano é composto de água.
Para Selma Cubas, professora da UFPR e presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná, é preciso entender a água como um alimento. “E é isso que a gente não faz”, diz a professora em um dos vídeos desta reportagem.
 
_____
 
 
D E S A F I O S   E   S O L U Ç Õ E S

A escassez e como preservar os recursos hídricos

 

→  O S   D E S A F I O S

 

População e mudanças climáticas

O crescimento da população mundial eleva a demanda por água potável e para a agricultura, reduz a oferta de água em algumas regiões e aumenta a frequência e severidade de secas e inundações.

 

Poluição dos recursos hídricos

Os rios enfrentam o despejo de esgoto sem tratamento, o uso excessivo de agrotóxicos e fertilizantes por setores ainda não sustentáveis da agricultura e também pela contaminação por metais pesados e outros produtos químicos.

 

Desperdício de água

Ainda se joga muita água fora por práticas inadequadas de consumo e infraestrutura precária de distribuição e tratamento.

 

Gestão insuficiente dos recursos hídricos

Falta planejamento e investimento em infraestrutura. A gestão da água é fragmentada e compartimentada por diferentes setores. Também são escassos os mecanismos de controle e fiscalização.

 

→  A S   S O L U Ç Õ E S

 

Conscientização da população

Campanhas educativas sobre a importância da água e o uso racional precisam ser intensificadas com a promoção de práticas de consumo consciente e incentivo à participação da comunidade na gestão da água.

 

Uso eficiente da água

Se faz por meio da adoção cada vez mais intensiva de tecnologias inteligentes na agricultura e na indústria, programas de reúso e redução das perdas na distribuição de água.

 

Proteção dos recursos hídricos

É preciso políticas de preservação das nascentes e áreas de recarga de aquíferos, controle da poluição dos recursos hídricos e recuperação de áreas degradadas.

 

Gestão integrada

É urgente integrar os diferentes setores que usam a água por meio de mecanismos de planejamento e gestão da água em nível nacional, regional e local.

 

Investimento em infraestrutura

Dados do Censo 2022 mostram que o Brasil precisa ampliar a cobertura de acesso à água potável e ao esgoto sanitário e modernizar a infraestrutura de distribuição e tratamento de água.

 

Cooperação internacional

Os países precisam compartilhar conhecimentos e experiências e desenvolver projetos conjuntos para a gestão da água. Também é necessário facilitar e baratear a captação de recursos internacionais para investimentos em infraestrutura hídrica.

 

_____

 

 

F A Ç A   A   S U A   P A R T E

 

10 dicas para economizar água em casa

 

1 Feche a torneira enquanto escova os dentes.
2 Tome banhos rápidos.
3 Prefira torneiras e chuveiros mais econômicos.
4 Lave a louça com a torneira fechada.
5 Use a máquina de lavar roupa e louça sempre com carga completa.
6 Verifique com frequência se há vazamentos e conserte.
7 Reutilize a água da chuva.
8 Prefira jardins com plantas que precisam de pouca água.
9 Lave o carro e a calçada com um balde de água, nunca com mangueira.
10 Eduque e envolva toda a família na conscientização sobre o uso responsável da água.

 

 

Fontes: World Water Assessment Programme, Food and Agriculture Organization of the United Nations e World Resources Institute.

 

 

________

 

 

V Á   A O   M U S E U
Planeta Água reúne espaços integrados

 

O Museu Planeta Água, no bairro Tarumã, em Curitiba, integra espaços que reúnem experiências e informações sobre a água, informa o site do museu. A museografia criativa e sensorial, proporcionada por diferentes suportes imersivos, como projeção mapeada, realidade aumentada, holografias, vídeos e sons, resulta em uma visitação ativa àqueles que mergulham nessa experiência.

 

Clique aqui e acesse o site

 

2

bilhões de pessoas no mundo, cerca de 30% da população mundial, sofrem com a escassez de água doce e potável

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

E/OU

Instalar no iOS

Para instalar esta aplicação no seu iPhone ou iPad:

  • Toque no ícone de compartilhamento na barra de navegação do Safari.
  • Deslize para baixo e toque em “Adicionar à Tela de Início”.
  • Dê um nome para o aplicativo e toque em Adicionar.

Depois disso, você poderá acessar a aplicação PWA diretamente da sua tela inicial.