O ano será de muito aprendizado para os 14 jovens selecionados para a 4ª turma do Projeto Pescar na unidade da Associação Viking.
__________
Eles serão estimulados a crescer pessoal e profissionalmente, por meio do contato com diferentes atores, setores e atividades.
__________
E ao final da jornada, terão bem mais que a certificação de assistente administrativo: estarão preparados para a inserção no mercado de trabalho e enxergando um mundo de oportunidades alcançado por meio da valorização e ampliação do conhecimento.
Os conteúdos são ministrados por uma educadora social da Fundação Pescar e por voluntários internos (empregados Volvo e AV) e também externos. E eles são fontes de inspiração para os alunos ao compartilhar com os jovens a própria jornada.
“A troca de saberes, a diversidade de histórias e a riqueza de perspectivas que esses adolescentes trazem são enriquecedoras. Aprendi a enxergar a educação não apenas como uma via de mão única, mas como um intercâmbio constante de aprendizados”, diz o voluntário Joanylton Ruthes, de SML South America.
Para Ana Karen Pereira, de SML South America, ser voluntária permitiu conhecer pessoas e um mundo diferente. “Olhei por um outro lado da vida e descobri que, mesmo com pequenas ações, podemos impactar positivamente na vida das pessoas”, conta ela.
Na mais recente turma, de 2023, foram 94 voluntários, 44 deles da Volvo e 50 externos. “É muito saudável para os jovens, que têm contato com várias culturas organizacionais. Não só de empresas, mas de outros setores e segmentos também como saúde e terceiro setor”, afirma Marli Bonatti, assessora de Responsabilidade Corporativa da AV, no vídeo desta reportagem.
“Nós procuramos trazer a família para perto do projeto, porque elas são uma parte do processo. Temos os jovens, os voluntários, a Associação Viking, que coordena o projeto, e a Volvo que o patrocina. Unimos todas essas frentes para alcançar nosso objetivo: preparar mais que profissionais para o mercado de trabalho, mas para uma experiência de vida mais próspera em oportunidades e com boas escolhas”, diz Marli.
__________
O S V O L U N T Á R I O S
Eles fazem a diferença
“
A experiência de orientar e guiar os adolescentes do Projeto Pescar tem sido não apenas gratificante, mas também transformadora para mim.
Aprendemos mais do que ensinamos. A troca de saberes, a diversidade de histórias e a riqueza de perspectivas que esses adolescentes trazem são verdadeiramente enriquecedoras.
Cada sessão é uma oportunidade única de descobrir novas formas de encarar a vida, superar desafios e nutrir a esperança em um futuro melhor.
Ao guiar esses jovens na exploração de suas paixões e no desenvolvimento de suas habilidades, me deparo constantemente com lições valiosas sobre resiliência, determinação e a importância de nunca desistir dos seus sonhos.
Somos uma comunidade comprometida em apoiar uns aos outros, compartilhar sucessos e superar desafios juntos.
Aprendi a enxergar a educação não apenas como uma via de mão única, mas como um intercâmbio constante de aprendizados, onde todos contribuímos para o crescimento uns dos outros, e assim contribuímos para um mundo melhor.
| Joanylton Ruthes, de SML South America
“
A experiência de ser voluntária do Projeto Pescar foi maravilhosa e muito enriquecedora.
Como foi bom poder compartilhar conhecimento e contribuir na vida dos jovens que estão pensando em um futuro melhor.
Ser voluntária me permitiu conhecer pessoas e um mundo diferente olhando por um outro lado da vida, e ver que mesmo com pequenas ações, podemos impactar positivamente na vida das pessoas.
É um privilégio fazer parte desse grupo e poder contribuir na vida e formação desses jovens.
| Ana Karen Pereira, de SML South America
QUER SER UM VOLUNTÁRIO?
Se você deseja ter essa experiência enriquecedora, conheça a grade de temas abordados com os jovens ao longo do ano, contatando a Ana Cláudia, educadora social no e-mail Ana Claudia es.ana.brizola@projetopescar.org.br
O trabalho voluntário contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional, por meio de habilidades de comunicação, expressão, articulação e troca de experiências com os jovens.
_____
E S T R A T É G I A S D E S U S T E N T A B I L I D A D E
Os pilares do Grupo Volvo
O Projeto Pescar promove o engajamento com a sociedade e atua diretamente na transformação de Pessoas. E esse impacto positivo está em sinergia com um dos pilares da Estratégia de Sustentabilidade do Grupo Volvo, que junto com Recursos e Clima, integram os três pilares que sintetizam o foco de atuação da Volvo e também da Associação Viking.
A AV, além de promover ações de qualidade de vida, bem-estar, esporte, entretenimento e lazer, desenvolve também uma série de ações e programas de responsabilidade socioambiental e cultural que abordam causas voltadas à educação, segurança, direitos humanos e meio ambiente. O Pescar é apenas um deles. Sempre voltada à promoção do desenvolvimento de pessoas e da comunidade, é a AV que faz a gestão dessas iniciativas sociais realizadas por meio de leis de incentivo ou recursos próprios.
“Para a Associação Viking, o foco no pilar Pessoas se traduz em forte atuação no engajamento com a sociedade e comunidade do nosso entorno, ”, explica Marli Bonatti, assessora de Responsabilidade Corporativa da AV.
__________
O P R O J E T O P E S C A R
Alguns números e como ingressar
O Projeto Pescar já certificou 41 jovens em três turmas concluídas na unidade da Associação Viking. Destes, mais de 90% seguem estudando e estão inseridos no mercado de trabalho, a maior parte como jovem aprendiz. Para ingressar no projeto é preciso ter entre 16 e 19 anos e participar de um processo seletivo. Ele engloba o preenchimento de uma ficha socioeconômica e etapas com entrevistas individuais e com familiares. Clique aqui e saiba mais no site do projeto.
Para instalar esta aplicação no seu iPhone ou iPad:
Depois disso, você poderá acessar a aplicação PWA diretamente da sua tela inicial.