FAMÍLIA VIKING

A revista digital da Volvo e da Associação Viking

VOAM

O BULLYING

comportamento

Saiba identificar, prevenir e reagir ao bullying e ao cyberbullying

Estudiosos alertam sobre os efeitos destrutivos do bullying, que não se limitam aos anos escolares, mas ecoam na vida adulta dos jovens agredidos

publicado em 19 jan 2024

O bullying é um comportamento agressivo e intencional que ocorre repetidamente em um ambiente social. Pode ser físico, verbal ou psicológico. E tem consequências graves para a saúde mental e física de quem sofre.

__________

 

O cyberbullying é uma forma de bullying online, por meio de mensagens de texto, e-mails, postagens em redes sociais. Tem potencial para ser ainda mais prejudicial do que o bullying tradicional por ser anônimo e atingir um público maior por meio de uma audiência virtual muitas vezes implacável.

__________

 

Estudiosos e profissionais de saúde alertam sobre os efeitos destrutivos do bullying, que não se limitam apenas aos anos escolares, mas podem ecoar ao longo da vida adulta. Crianças e jovens que sofrem bullying por períodos longos tendem a se sentir solitários e estão mais predispostos à depressão, ansiedade e baixa autoestima.

O bullying não é exclusivo, mas é muito comum no ambiente escolar. Por isso o papel dos educadores é crucial na prevenção ao promover uma cultura escolar de respeito e aceitação.

 

Programas educacionais que abordam o impacto do bullying e incentivam a empatia são ferramentas essenciais para criar um ambiente seguro e inclusivo.

 

Mas a luta contra o bullying requer uma abordagem abrangente que envolva não apenas escolas. Também pais, líderes comunitários e a sociedade de forma mais abrangente. Desde o começo deste ano, por exemplo, o bullying é crime previsto em lei.

 

A conscientização pública é também fundamental para romper o ciclo do silêncio que muitas vezes envolve o bullying e, assim, encorajar as vítimas a denunciar e buscar ajuda.

 

__________

 

 

O   B U L L Y I N G   N O   B R A S I L

 

Veja o que diz pesquisa do IBGE

 

Aparência do corpo (16,5%), aparência do rosto (11,6%) e cor ou raça (4,6%) são os três principais motivos de bullying nas escolas brasileiras, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2019 do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

A pesquisa mostra que mais de um em cada 10 adolescentes (13,2%) já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais ou aplicativo. Nas escolas, 23% dos estudantes afirmaram ter sido vítimas de bullying.

 

Sobre a saúde mental, metade (50,6%) dos estudantes disse se sentir muito preocupado com as coisas comuns do dia a dia. Um em cada cinco estudantes (21,4%) afirmou que a vida não valia a pena ser vivida. Clique aqui e leia a reportagem completa.

 

 

__________

 

 

O   B U L L Y I N G   N A   E S C O L A

 

10 sinais para observar nos filhos

 

1. Desinteresse pela escola
A criança quer ficar em casa. Mostra também medo do ambiente de ensino e não quer ir sozinha para a escola.

 

2. Machucados e hematomas
Se ocorre com frequência, fique atento. Além disso, muitas vezes as explicações não são convincentes.

 

3. Isolamento dos amigos
Seu filho fica isolado dos colegas com que gostava de brincar. Evita as atividades extracurriculares e tem sempre um motivo para estar perto dos adultos.

 

4. Material escolar e uniforme
Fique atento se seu filho perde constantemente objetos escolares, chega com os cadernos e livros estragados e o uniforme rasgado.

 

5. Tristeza e choro
É um sinal de alerta se tudo está normal na rotina da família e mesmo assim seu filho apresenta esse quadro.

 

6. Baixa autoestima
A vítima do bullying tem falta de autoconfiança. Não se valoriza e pode começar a dizer frequentemente que não é inteligente, é fraca e incapaz.

 

7. Irritabilidade e agressividade
Muita atenção a ataques de impulsividade, agressividade e raiva, em especial se a criança sempre se mostrou calma e tranquila.

 

8. Dor de cabeça ou de barriga constante
Pode ser por um fator fisiológico ou psicológico. A primeira medida é levá-lo ao médico e, se tudo estiver normal com o organismo, é hora de dar atenção ao emocional da criança.

 

9. Apetite anormal
Todos os extremos são prejudiciais. Se tem fome muito intensa após voltar da escola ou falta de apetite, investigue.

 

10. Queda no desempenho escolar
O bullying reflete nas notas, no cuidado com a letra no caderno e no desempenho em geral.

 

Fonte: Novos Alunos

 

 

__________

 

 

C O M O   P R E V E N I R  

 

5 atitudes contra o bullying

 

1 EDUQUE-SE
Aprenda mais sobre o bullying e o cyberbullying. Quanto mais você souber, melhor poderá ajudar a prevenir esse tipo de comportamento.

 

2. SEJA UM MODELO POSITIVO
As crianças aprendem pelo exemplo. Certifique-se de ser um modelo positivo para os seus filhos. Trate os outros com respeito e cortesia e não tolere o bullying em seu cotidiano.

 

3. CONVERSE COM OS SEUS FILHO

Explique o que é, como identificar e como evitar o bullying e o cyberbullying. Certifique-se de que eles saibam que podem falar com você se forem intimidados ou se souberem de alguém que sofra intimidação.

 

4. SEJA CONSCIENTE

Garanta que as regras e expectativas sejam claras e consistentes em todos os ambientes. Isso inclui sua casa, a escola e outros locais públicos.

 

5. ENSINE
Os seus filhos podem desempenhar um papel importante na prevenção do bullying. Ensine as crianças a serem defensoras dos outros e a denunciarem todos os casos de agressão.

 

 

23%
dos estudantes brasileiros afirmaram ter sido vítimas de bullying, segundo pesquisa do IBGE. Mais de um em cada 10 adolescentes já se sentiu ameaçado, ofendido e humilhado em redes sociais

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

E/OU

Instalar no iOS

Para instalar esta aplicação no seu iPhone ou iPad:

  • Toque no ícone de compartilhamento na barra de navegação do Safari.
  • Deslize para baixo e toque em “Adicionar à Tela de Início”.
  • Dê um nome para o aplicativo e toque em Adicionar.

Depois disso, você poderá acessar a aplicação PWA diretamente da sua tela inicial.